Trouxemos as 10 principais dúvidas sobre o assunto para esclarecer, de uma vez por todas, suas incertezas sobre o financiamento imobiliário!
A burocracia é, de fato, grande. Mas com conhecimento, você percebe que o sonho da casa própria está mais perto do que você imagina.
1 - Quem pode comprar um imóvel financiado pelo banco?
Não são todas as pessoas que podem comprar um imóvel financiado pelo banco, pois existem alguns critérios e exigências das instituições financeiras que devem ser preenchidos.
2 - Quais os critérios e exigências para conseguir um imóvel financiado pelo banco?
Além da comprovação de renda, ter o nome limpo na praça, são as principais exigências para quem deseja fazer um financiamento imobiliário pelo banco.
3 - É verdade que o banco pesquisa a minha vida?
Sim, é verdade! Para dar créditos financeiros o banco procura saber sobre a sua vida financeira, sobretudo, sobre sua capacidade de pagamento, seu histórico como pagador, se há outros financiamentos, por quanto tempo e quanto isso compromete a sua renda e, claro, se você tem dívidas ou pendências financeiras ativas.
Essas análises também irão definir o seu limite de crédito.
4 - Profissionais autônomos e sem renda formal conseguem um financiamento bancário?
Claro que sim, afinal, existem outras formas de comprovar a renda além do contracheque, também conhecido como holerite. De modo geral, a declaração de imposto de renda e os extratos de movimentações bancárias servem como documentos de comprovação de renda.
5 - É possível financiar 100% do valor do imóvel?
Não! Os bancos exigem algo em torno de 20% do valor do imóvel como entrada. Esse percentual pode variar de banco para banco.
6 - Não quero pagar nada além das parcelas, sou obrigado a pagar pelos seguros embutidos no financiamento?
Alguns seguros são sim obrigatórios, como os seguros de morte e invalidez e de danos físicos aos imóveis, afinal, são eles que cobrem as despesas em caso de morte de um dos compradores e também dos possíveis danos que ocorram ao imóvel durante o período de financiamento.
7 - Quando tenho que começar a pagar as prestações depois do financiamento aprovado?
30 dias após a assinatura do contrato. O pagamento pode ser débito automático ou por boletos.
8 - Tenho saldo no FGTS, posso utilizá-lo para dar entrada no valor do financiamento?
Na modalidade Sistema Financeiro de Habilitação, o FGTS pode ser utilizado como entrada na amortização do saldo devedor, exceto se houver alguma parcela atrasada.
9 - O que é melhor, Tabela Price ou SAC?
Cada comprador tem um perfil e para cada perfil existe uma linha de crédito melhor.
Na Tabela Price, os juros são maiores e o valor das parcelas tende a aumentar, são crescentes. Pelo SAC, a mais praticada, os juros são menores e as prestações vão ficando mais baratas, mas a primeira parcela é maior.
10 - Qual o valor ideal para dar de entrada?
Quanto maior o valor da entrada, menor o saldo devedor. Por isso, vale a pena se organizar para dar uma entrada maior. Estudos feitos pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a Abecip, apontam que, em média, os brasileiros investem 35% do valor do imóvel como entrada e financiam os 65% restantes.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Nos acompanhe para mais conteúdos como esse!